sexta-feira, 10 de junho de 2011

Opala de Fogo: o símbolo do amor ardente!

Opalas de Fogo mexicanas


As Opalas de Fogo são únicas no exuberante mundo das Opalas.Elas são admiradas como símbolo do amor ardente desde os tempos mais antigos, em lugares como a Índia, no antigo Reino Persa, entre os povos da América Central e entre os índios. Sua vivacidade é tal que acreditava-se que esta pedra fascinante, teria sido criada nas águas do paraíso.
Os maias e os astecas amavam essa pedra e a usavam em mosaicos e finalidades ritualísticas. Chamavam-na de "quetzalitzilipvollitli " que quer dizer " a pedra ave do paraíso". No entanto, um dia a adoração pela Opala de Fogo, que era passada de geração a geração entre os povos nativos do México, caiu no esquecimento por algum motivo. Mas, por volta do ano de 1.835,este tesouro escondido do México foi redescoberto e , gradualmente, a mineração sistemática da Opala de Fogo começou nos lugares onde havia sido encontrada.Tornou-se, então, a pedra nacional do país.
É no México que estão os maiores depósitos de Opala de Fogo do mundo e são de lá, também, as mais valiosas. Extratos de rochas contendo Opala de Fogo aparecem nas montanhas mexicanas, com seus muitos vulcões extintos. Com raras exceções, as Opalas de Fogo que se escondem em fendas e cavidades, esta gema é extraída a céu aberto e  o trabalho de mineração dá origem a cânions de mais de 60 metros de altura e passagens labirínticas que serpenteiam seu caminho  através das área de mineração.

Opala de Fogo brasileira

Às vezes, esta pedra de cor vermelho-alaranjado, também é encontrada em outros países como Honduras, Guatemala, Estados Unidos,  Canadá, Austrália, Etiópia e Turquia. As Opalas de Fogo encontradas no Brasil são um caso à parte. Há muitos anos atrás, numa mina de ágata em Campos Borges, Rio Grande do Sul, Opalas de Fogo de cor amarelo-alaranjado foram descobertas.Elas se distinguem das demais por sua bela tonalidade, muitas vezes com opacificação leve, mas sem ter jogo de cor. Seu tom laranja,quente e expressivo, da  Opala de Fogo brasileira, vai de todas as variedades de  amarelo para o vermelho, às vezes com um tom acastanhado.O que é particularmente notável é o tamanho das pedras em estado bruto.Algumas são tão grandes que chegam a ter o tamanho de um punho humano, o que abre possibilidades de criar formas diferentes de ser trabalhá-las. Atualmente, as Opalas de Fogo do Brasil estão definindo novas tendências no fascinante mundo das gemas.
brilho ardente das Opalas de Fogo vem seduzindo os apreciadores de joias em todo o mundo. Mas, nem todas elas são iguais. Diferencia-se as Opalas de Fogo comuns que, dependendo de sua qualidade, podem ser facetadas, das especialmente valiosas que, além de sua cor viva, tem o jogo de cores "berrante", típico das Opalas.Mas, com ou sem jogo de cores, as Opalas de Fogo tem seu papel como uma  pedra preciosa de qualidade superior perfeita.
Mesmo aqueles que não acreditam nos poderes das pedras preciosas, experimentam uma sensação de calor e bem estar quando tem uma Opala de Fogo nas mãos.Na terapia de pedras preciosas as Opalas são, geralmente, consideradas como pedras escolhidas intuitivamente quando elas estão trabalhando um aspecto específico de suas personalidades. A Opala de Fogo é  um bom meio para ajudar a fluir sentimentos e resolver bloqueios.
Essa pedra incrível dá coragem, resistência, força de vontade e energia a quem a usa. Devido à sua força, a Opala de Fogo dispersa formas ultrapassadas de pensamento e dá lugar às novas ideias. O caloroso e ardente vermelho-alaranjado tem efeito positivo sobre a psique e transmite profunda sensação de paz, carinho e harmonia. É a pedra da sorte para os nascidos sob o signo de Áries. 
A sua cor quente nos dá vigor, enche-nos com as alegrias da vida e abre nossos sentidos para  a beleza da Natureza. Afinal, as Opalas de Fogo são uma parte da Natureza na sua forma mais bela!



Obrigada pela Visita!
Tenha um ótimo dia!
Aproveite a promoção do Dia dos Namorados na loja Pura Joia!
Desconto de 10% em todas as joias!

4 comentários:

  1. Depois da leitura, fiquei até sem palavras para comentar; afinal é tudo tão lúdico, as pedras nos seduzem não só pela beleza, mas há sempre um mistério que nos deixa completamente apaixonados e nos seduz como uma sereia que mantem o pescador ali completamente aprisionado em seus encantos.
    Obrigada por mais este post tão lindo!
    Tenha um ótimo final de semana
    Nely

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da história, meus parabéns ao pesquizador da matéria.
    Comprei uma opalo de fogo em aruba de um comerciante famoso. Estou fazendo um anel em ouro 18. Nao tem qualquer mancga, cristalina, uma raridade!
    Procuro uma segunda, tamanho aprox. 15x13mm, lapidação esmeralda( carret retangular).
    Pode ser 13x11, e aproximações. Não pide ter mancha alguma, predisar ser cristslina e num unico tom alaranjado brilhante.
    Conhece alguém que tenha e deseje negociar?
    Meu mome é henrique kugler neto, sou de curitiba e para um contato preliminar, deixo o meu correio eletronico: hkn1950@gmail.com
    Obrigado e até breve, aguardando slguma resposta.

    ResponderExcluir
  3. Comprei uma opalo de fogo em Aruba, de um comerciante famoso e antigo no ramo. Ele me falou exatamente o que está neste excepcional histórico Meus parabéns pelo esforço do pesquizador que escreveu!
    Estou desenhando o arco do anel em ouro 18 para prdnder esta lindíssima pedra para a mjnha amada, cfe se cita na história.
    Estou procurando uma segunda de tamanho aprox 15 x 12mm, 13 x 11 e aproximações. A lapidação deve ser esmeranda(carret retangular) , não pode ter qualquer mancha e precisa ser cristaljna monocor de cor alaranjado intenso! Conhece alguem que tenha e/ou deseje negociar?
    Meu nome é henrique kugler neto, moro em curitiba -bradil e deixo o meu correio para um contato inicial: hkn1950@gmail.com
    Obrigado e até breve.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,

    Tomei a liberdade de partilhar este artigo (usando o link do mesmo).
    Espero que não se importe.
    Gostei muito do artigo!

    Liliana Monteiro

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário que, assim que possível, o responderemos! Obrigada pela visita! Namastê!

Powered By Blogger