Como cuidar de suas joias.


Para manter suas jóias sempre limpas
Use um pedaço de pano macio 100% algodão para gentilmente lustrar a peça, deixando-a livre de resíduos de maquiagem e oleosidade da pele após cada uso. Para ajudar a retardar o processo natural de oxidação da prata, limpe-a com um pedaço de pano macio ou "flanela-mágica" (encontrado em lojas especializadas) e deixe selado em um saco plástico do tipo "Zip".
 As joias devem ser guardadas individualmente e não em porta joias todas juntas. Uma boa alternativa são os saquinhos de veludo, que evitam que as peças se risquem devido ao contato de umas com as outras.
 Fechos de correntes e pulseiras não são soldados, são apenas encaixados, por dois motivos:  por motivo técnico: os fechos possuem uma mola de aço interna que faz o fechamento do fecho. Essa mola não pode ser exposta a calor intenso (no caso de soldagem) pois haveria um recozimento ocorrendo um cansaço na mola. o segundo motivo é relacionado à segurança: no caso da peça ficar presa ou se enganchar, o fecho se abrirá facilmente evitando que a pessoa sofra um corte ou acidente pior.  Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a solda usada em peças de ourivesaria não são como soldas de rádio e TV. As soldas de um ourives são feitas com um maçarico à gás e são compostas por uma liga do mesmo material que está se soldando (ouro, prata). O maçarico usado geralmente atinge um leque de 1,5 cm a 2,5 cm de diâmetro do ponto de solda. Este, logo após a soldagem, deve ser embebido em uma solução de ácido sulfúrico diluído em água para limpeza.
 Peças folheadas ou chapeadas a ouro são peças confeccionas em latão ou cobre e depois submetidas a um processo de eletro-deposição onde é feito o banho de ouro. Este banho, por melhor que seja, estará sujeito ao desgaste natural da peça devido ao uso. Lembre-se que um banho de ouro nada mais é que uma micro-camada de ouro recobrindo uma peça de outro material.
Powered By Blogger