sexta-feira, 18 de março de 2011

A beleza das ametistas!



Pulseira em prata 925 com ametistas, 20 cm.
R$ 110,00


O nome, ametista, vem do grego amethystós e significa "não ébrio". Na Grécia usava-se nas festas dedicadas a Dionísio, ou Baco para os romanos,  para manter-se sóbrio. 

Conhecida desde a antiguidade, é uma variedade de quartzo. Na verdade a conhecida ametista é o quartzo-violeta.

As pedras descobertas em períodos antigos costumam estar associadas a lendas... Uma das mais belas, talvez, seja a da Ametista... 
Na mitologia grega, Dionísio, o deus do vinho, desprezado pelos mortais, jurou jogar tigres contra a primeira pessoa que encontrasse... A bela Ametista, a caminho do templo de Diana , deusa da caça e da lua ,  foi a primeira a passar e acabou sendo atacada pelas feras. Vendo seu desespero, Diana decidiu transformá-la em um cristal para aliviar sua dor. Arrependido, Dionísio despejou vinho sobre a pedra, que adquiriu então a cor púrpura...
Utilizada desde tempos imemoriais por reis e bispos, a Ametista transmite a quem a traz consigo poderes psíquicos e contemplativos. O alto clero hebreu usava ametistas em seus paramentos e, mais recentemente, podem-se ver essas preciosas pedras púrpuras entre as joias da coroa da Inglaterra e na Fleur de Lys da realeza da França e eram as favoritas de Catarina, a Grande. Na Idade Média chegou a custar mais caro que o diamante. 
Leonardo Da Vinci escreveu que a ametista podia dissipar pensamentos maus e acelerar a inteligência.
Acreditava-se que a ametista encorajasse o celibato e simbolizava devoção.Era muito importante na igreja católica na Idade Média. Em particular, era considerada pedra de bispo e até hoje levam no dedo um anel de ametista, como símbolo de sua espiritualidade.
No Tibet, a ametista é consagrada a Buda e seus rosários são freqüentemente feitos desta pedra.
Tem brilho vítreo, transparente e translúcido. Cor violeta. As substâncias corantes são o ferro, o manganês e o titânio. 
É a gema representativa mais importante do grupo do quartzo. É o símbolo do terceiro olho, que tudo vê, também símbolo da modéstia.
Sua cor violeta transforma energia negativa em positiva, desenvolve a espiritualidade e intuição e é uma das favoritas para a meditação.





Fonte: Lenda Viva, Pedra Luz

Visite nossa loja:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário que, assim que possível, o responderemos! Obrigada pela visita! Namastê!

Powered By Blogger