quinta-feira, 17 de março de 2011

O brilho verde dos peridotos.






Desde os antigos egípcios que o peridoto vem sendo usado em joias. No Egito, os ourives os utilizavam nas joias faraônicas, pois a cor verde simbolizava a ressurreição, portanto, não são poucas as joias ornadas com peridotos que os faraós levavam consigo para suas tumbas. A presença do peridoto era mais uma "certeza" da ressurreição. 

Originário da ilha vulcânica de Zebirget, Zabarjad ou também conhecida como Ilha de São João  localizada no Mar Vermelho, a 300 km de Assuã, Egito, o peridoto vem sendo explorado há mais de 3500 anos, nesta que ainda é sua mais importante jazida. 

No princípio, a mineração do peridoto era muito difícil, além de perigosa,  pois acreditava-se que ele só brilhava durante a noite. Por esse motivo, os mineradores trabalhavam, incansavelmente, noite afora e muitos morriam, por picadas de cobras venenosas,já que a ilha era infestada por elas.  Tempos depois, por ordens do faraó, as cobras foram caçadas e mortas para facilitar o trabalho dos mineradores. A partir daí, a mineração passou a ser realizada durante o dia, também.





Levado para a Europa na época das Cruzadas, o peridoto logo foi utilizado na decoração de igrejas. Acredita-se que até Moisés teria um peridoto de proteção em sua espada. Curiosamente, o peridoto aparece frequentemente em regiões  onde existem ou existiram vulcões, tais como Havaí, Arizona e na própria Ilha de São João.No Brasil o peridoto é encontrado em Minas Gerais.

O peridoto, também conhecido como olivina ou crisólita, deve sua intensa cor verde à sua composição, especialmente, pela presença de ferro. O significado de seu nome é incerto e vem do francês arcaico, que por sua vez, é derivado da língua grega.

A energia do peridoto está diretamente ligada ao Sol. O peridoto alivia as tensões, estimula a inspiração, alivia a mente de pensamentos negativos, ajuda a curar sentimentos de dor e auxilia nos relacionamentos difíceis. O peridoto, também, aumenta a paciência, acalma os nervos, alivia a raiva, o ciúme, a irritação, diminui a depressão, ajuda a descobrir as experiências de vidas passadas. 

E , ainda, protege o sistema digestivo contra disfunções ou doenças tais como: cólicas, úlceras ou tendência à irritação. Ajuda a descansar a mente após períodos de esforço intenso.
Liberta a mente de pensamentos invejosos e aumenta a clareza, paciência e emoção mais positiva. Limpa o cólon e os intestinos. Desenvolve a visão interior, para ver o futuro e traz inspiração.
Objetivo: proteção, cura, sucesso.


Fontes: Lenda Viva; O Poder das Pedras.

Visite nossa loja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário que, assim que possível, o responderemos! Obrigada pela visita! Namastê!

Powered By Blogger