Para manter suas jóias sempre limpas
Use um pedaço de pano macio 100% algodão para gentilmente lustrar a peça, deixando-a livre de resíduos de maquiagem e oleosidade da pele após cada uso. Para ajudar a retardar o processo natural de oxidação da prata, limpe-a com um pedaço de pano macio ou "flanela-mágica" (encontrado em lojas especializadas) e deixe selado em um saco plástico do tipo "Zip".
• As joias devem ser guardadas individualmente e não em porta joias todas juntas. Uma boa alternativa são os saquinhos de veludo, que evitam que as peças se risquem devido ao contato de umas com as outras.
• Fechos de correntes e pulseiras não são soldados, são apenas encaixados, por dois motivos: por motivo técnico: os fechos possuem uma mola de aço interna que faz o fechamento do fecho. Essa mola não pode ser exposta a calor intenso (no caso de soldagem) pois haveria um recozimento ocorrendo um cansaço na mola. o segundo motivo é relacionado à segurança: no caso da peça ficar presa ou se enganchar, o fecho se abrirá facilmente evitando que a pessoa sofra um corte ou acidente pior. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a solda usada em peças de ourivesaria não são como soldas de rádio e TV. As soldas de um ourives são feitas com um maçarico à gás e são compostas por uma liga do mesmo material que está se soldando (ouro, prata). O maçarico usado geralmente atinge um leque de 1,5 cm a 2,5 cm de diâmetro do ponto de solda. Este, logo após a soldagem, deve ser embebido em uma solução de ácido sulfúrico diluído em água para limpeza.
• Peças folheadas ou chapeadas a ouro são peças confeccionas em latão ou cobre e depois submetidas a um processo de eletro-deposição onde é feito o banho de ouro. Este banho, por melhor que seja, estará sujeito ao desgaste natural da peça devido ao uso. Lembre-se que um banho de ouro nada mais é que uma micro-camada de ouro recobrindo uma peça de outro material.