Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Conheça um pouco sobre lapidação de pedras preciosas.




Lapidação é uma forma de ressaltar e dar brilho às pedras preciosas e, como essas pedras refletem a luz, elas são lapidadas de forma que a luz seja melhor refletida. Existem vários tipos de lapidação de pedras, um tipo errado de lapidação pode fazer a pedra ficar quebradiça ou sem o devido brilho, além de poder quebrar durante o processo de lapidação.  A esmeralda, por exemplo, é uma pedra muito frágil e não pode ser lapidada em formato de brilhantes, por isso o tipo mais utilizado de lapidação da esmeralda é a lapidação lisa que tem o nome de cabochão, ou a lapidação facetada em formato octagonal, que de tanto ser utilizada na esmeralda ficou conhecida como “lapidação esmeralda”. Quanto maior a gema, melhor a lapidação.
Tipos de Lapidação
A lapidação pode ser classificada de três maneiras: lisa, facetada, ou mista.
A lapidação lisa tem duas formas, a plana e a cabochão. A lapidação em cabochão, do francês caboche, é feita de forma levemente convexa na parte inferior e a superior geralmente é arredondada, e espera-se que tenha formato bem proporcional, tanto em dimensão quanto na forma, e que a pedra fique lisa, é a lapidação mais simples. Esse tipo de lapidação é utilizado em gemas opacas, ou translúcidas com algumas inclusões, e gemas que são mais destacadas se lapidadas em cabochão.
A lapidação facetada, ou em facetas tem três formas: brilhante, lapidação esmeralda e em degraus. A lapidação em formato de brilhante apresenta 57 facetas, e consiste em facetas de borda paralela, sendo que o maior número de facetas está na parte inferior da pedra .Esse é o tipo de lapidação mais usado na joalheria, e por ser tão utilizada, a lapidação brilhante virou sinônimo de diamante, mas na verdade é apenas um tipo de lapidação. Por ser confundida com o diamante, quando se usa a lapidação brilhante em outras pedras que não seja o diamante, tem que se dizer qual pedra foi usada na lapidação.
A lapidação esmeralda é uma lapidação em degraus em formato octagonal. Além da lapidação em degraus, conhecida como lapidação esmeralda, existe a lapidação em tesoura, que é uma lapidação cruzada, onde as facetas ficam subdivididas. A lapidação mesa é a mais simples do tipo facetada. Também existe a lapidação Ceilão que consiste em lapidar a pedra em diversas facetas para melhor aproveitar a gema bruta, e por último existe a lapidação rosa ou roseta, mas essa é pouco utilizada por não proporcionar muito brilho à pedra.
As pedras também são lapidadas em formatos. Existem vários tipos de formatos: ovalada, redonda, antiga, navete, trapézio, triangular e outras.
Seja qual for a lapidação escolhida o importante é que ela seja bem feita, assim a sua pedra preciosa vai brilhar muito.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário que, assim que possível, o responderemos! Obrigada pela visita! Namastê!