domingo, 9 de outubro de 2011

História da joalheria indiana

Ouro, prata e pedras preciosas marcam a joalheria indiana



A gloriosa história da Índia afetou  todos os aspectos do estilo de vida indiano e as joias se mantém, até hoje, parte integrante do estilo indiano de vida. Desta forma, a diversificada história indiana influenciou, também,  os estilos das joias daquele país. Surpreendentemente, a história da joalheria indiana teve seu início  há quase cinco mil anos e, desde os tempos pré-históricos, os indianos tem se adornado com joias de vários tipos. 
Pedras preciosas, ouro, prata e contas têm definido os estilos indianos na joalheria, estilos que variam muito de acordo com a região. Diferentes estados possuem estilos diferentes de joias indianas e que não são encontradas em outros lugares, ou seja, são exclusivas daquela região. Por exemplo, o delicado trabalho de filigrana em prata é exclusivo dos estados de Orissa e Andhra Pradesh. Já o trabalho de esmaltação das joias (Meenakari) é muito popular no Rajastão e assim por diante.  
A joalheria indiana possui grande variedade de ornamentos para quase todas as partes do corpo. Nos tempos antigos as pessoas costumavam se adornar com colares, tornozeleiras e aneis feitos de pedras brutas e metais.Com o passar do tempo, as pessoas aprenderam a arte de polir metais, como prata e ouro, e a extrair pedras preciosas e semi-preciosas. À medida que vários impérios se sucederam, os reis usavam ricas joias que lhes davam a aparência de deuses. Essas joias, colares, pulseiras, aneis, brincos, coroas, tornozeleiras,   eram todas feitas em ouro e adornadas com pedras preciosas.

Mumtaz Mahal e Shah Jahal

A Índia foi sendo governada por diversos impérios ao longo dos anos e cada um desses impérios deixou uma marca indelével sobre o estilo das joias. Os Mughals deixaram seu estilo distinto de usar pedras preciosas e entalhes. Os Rajputs, o estilo de esmaltar as joias. Ao longo do tempo e da história,  as joias indianas evoluíram como arte.Entretanto, a história da joalheria indiana enfrentou os altos e baixos das diversas dinastias. As joias da civilização do Vale do Indo região que, atualmente, faz parte do Paquistão e não mais da Índia, retratam riqueza e profusão e, tais joias, eram usadas por homens e mulheres.As obras desse período são incomparáveis e os enfeites eram feitos de ouro, prata, cobre, marfim, cerâmica e contas. A joias indianas antigas espelham o carisma dos artistas durante os períodos Gandharva e Sunga sendo que, esses ornamentos, apresentam fortes influências gregas ou helênicas.
Com a chegada da Dinastia Sunga,o design das joias indianas mudou. O uso do ouro e de pedras preciosas como rubi, ágata, coral e safira,toraram-se mais frequentes e deram às joias um ar mais refinado.Devido às invasões mongóis, o design e o conceito das joias indianas sofreram uma transformação. Por exemplo, durante o reinado de Akbar, as joias foram confeccionadas com características das artes hindus e iranianas. Shah Jahan, o responsável pela construção do Taj Mahal, mausoléu dedicado à sua esposa predileta, Mumtaz Mahal, influenciou-se pela arte holandesa e foi, nesta época, que joias para tornozelos, braços, pescoço, cabeça (turbantes), pernas, mãos e rosto, foram introduzidas. O Rajastão era o local onde as joias em ouro eram confeccionadas sendo que, as tornozeleiras usadas pelos homens, era demonstração de nobreza e riqueza. 
Atualmente, existem joias indianas de todos os tipos, desde modelos religiosos até para simples adornos e são conhecidos e desejados em todo o mundo. A joalheria indiana é confeccionada não somente para os seres humanos, como também para os deuses. No mundo moderno, apesar dos novos e sofisticados estilos que surgiram, o design antigo continua em voga e é, ainda, o mais procurado. No mercado indiano contemporâneo, encontramos uma bela combinação de joias tradicionais e modernas, em prata e ouro, decoradas com pedras preciosas que nunca deixam de atrair compradores e admiradores.

Tradicionais ou modernas, as joias indianas continuam sendo objeto de desejo 




Obrigada pela visita!

Em breve, o Segundo Sorteio Pura Joia!

Conheça nossas joias:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário que, assim que possível, o responderemos! Obrigada pela visita! Namastê!

Powered By Blogger