sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os chakras e os cristais






A palavra “chakra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”, "roda da lei", "roda da vida" ou "morte". Chakras são pontos de energia de diferentes vibrações, representando diferentes aspectos do corpo, da alma e do espírito. Simbolizam a lei da natureza, estando em constante movimento. Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano.
Alguns clarividentes conseguem enxergar cada um desses pontos, com sua forma e cor específica. Através da Radiestesia e outras formas de tratamentos alternativos, pôde-se constatar que a maioria das doenças são decorrentes do desequilíbrio dos chakras ou da entrada de energia negativa nesses pontos vitais.
Os chakras harmonizados nada mais são do que o equilíbrio entre as polaridades Yin (feminino, frio e úmido) e Yang (masculino, quente e seco). O esquema dos sete chakras é o mais usado nas terapias alternativas. Entretanto, existem inúmeros outros chakras menores, atuando num esquema dinâmico de intercâmbio energético.
Sua função é de receber e transmitir energia para as áreas afetadas do corpo físico, trazendo o equilíbrio. Trabalhando com os chakras, é possível unir todos os aspectos de nossas vidas, incluindo os aspectos físicos, materias, espirituais, sexuais e etc.
Os chakras são centros de conjunção de energias que circulam ao longo de uma espécie de "sistema nervoso subtil" que se chama Nadis. É por eles que circula a energia vital: PRANA.
Os chakras criam-se no ponto de intersecção dos Nadis. É nestes centros de força que se encontram o plano terrestre e o plano cósmico. Apresentam-se sob a forma de um cone (funil) e a raiz dos sete chakras principais está conectada ao canal central (o canal Sushumna), com uma parte nas costas, que recebe a energia, e a parte da frente, que a emite. Quando se trata um chakra desperta-se a Kundalini.
É através destes centros de energia que os seres humanos recebem e transmitem. Os chakras alimentam o corpo físico e todos os corpos subtis, alimentam-se de tudo o que, no universo, é energia.
Todos os nossos estados de consciência são condicionados pelo estado energético dos nossos chakras.
No corpo físico, encontra-se sete chakras principais, sendo três mestres e quatro maiores. Sabemos que existem trezentos chakras menores espalhados pelo corpo físico. Também há muitos chakras que se encontram fora do corpo. Quando todos os chakras estão abertos e balanceados, a energia nos permite comunicar com os espíritos do Universo.
Os chakras são divididos da seguinte maneira:
  • Os três chakras localizados na cabeça e na região da garganta, são governados pela razão.
  • Os chakras que estão localizados na frente do corpo, são governados pela emoção.
  • Os chakras que estão localizados na parte de trás do corpo, são governados pelo desejo.Cada chakra está associado com uma das sete cores do arco-íris.



Chakra básico - pedras vermelhas:
Este chakra situado na base da espinha dorsal, bem acima dos órgãos da reprodução, relaciona-se com a parte inferior do corpo, os pés, a ancoragem e os instintos físicos. Sua cor é o vermelho e as pedras associadas a ele são as vermelhas, marrons, cinzentas ou pretas. As pedras vermelhas estão relacionadas diretamente com o sangue e a circulação. As pedras pretas são de proteção contra a negatividade.As pedras relacionadas a este chakra são: rubi, coral, jaspe sanguíneo, granada, magnetita.

Chakra Umbilical (sacro) - Pedras Laranja 
Este chakra também chamado de esplênico ou do baço situa-se mais ou menos a 3 centímetros abaixo do umbigo e trabalha com nossa energia sexual. É responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir se distribuem pelo corpo. Rege os rins, sistema reprodutor, sistema circulatório e bexiga. Sua cor é o laranja, assim como a das pedras que correspondem a ele: cornalina, ágata marrom-alaranjada, âmbar.

Chakra do Plexo Solar - Pedras Amarelas 
Este centro de força se localiza de 4 a 6 centímetros acima do umbigo, na região do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Controla toda a nossa energia emocional e é muito ligado ao eu individual. Fisicamente rege nosso aparelho digestivo. Associa-se diretamente ao pâncreas e as pedras associadas são: topázio, quartzo rutilado, citrino, calcita amarela, fluorita amarela.

Chakra Cardíaco - Pedras Verdes ou Rosa
O quarto chakra situa-se na direção do coração, entre os dois mamilos. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração e nele se concentra a energia do amor e da devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. É responsável também pela saúde e vitalidade do corpo físico, o coração e os pulmões. Sua cor é o verde e as pedras associadas a ele são as verdes (simbolizando a cura e a energia vital) ou cor-de-rosa (representando o amor): turmalina verde (ou verdelita), turmalina melancia, amazonita, aventurina (ou quartzo verde), hidenita verde-maçã, malaquita, esmeralda, ônix verde-maçã, crisópraso, diopsídio, fluorita verde-mar, jade, peridoto, cunzita, rodocrosita, rodonita, cristal de quartzo rosa.

Chakra Laríngeo - Pedras Azuis
O quinto chakra situa-se na base da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Sua cor é o azul e as pedras são: água-marinha, turquesa, sodalita.

Chakra Frontal - Pedras Azul-índigo 
O sexto chakra encontra-se entre as sobrancelhas. Conhecido como o "terceiro olho" na tradição hinduísta, relaciona-se com a capacidade intuintiva e a percepção sutil. Sua cor é o índigo e as pedras associadas a ele são: safira anil, lápis-lazúli, azurita fluorita azul-acinzentada.

Chakra Coronário - Pedras brancas ou violeta 
O sétimo chakra fica no alto da cabeça e liga-se ao padrão energético global das pessoas. Conhecido como o "chakra da coroa", é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina, e a tradição de coroar os reis, fundamenta-se no princípio de estimulação deste chakra, para que a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano seja dinamizada. Sua cor é o branco ou o violeta e as pedras são: diamante, pedra-da-lua, quartzo branco, ametista, ágata branco-leitosa.

As pedras negras 
Embora possam ser usadas no primeiro chakra, as pedras negras não pertencem exatamente a nenhum deles - o negro não é a cor de nenhum chakra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário que, assim que possível, o responderemos! Obrigada pela visita!